Preço |
Não Sócio, Sócio |
---|
O acolhimento de bebés e crianças na creche e no jardim de infância: políticas e práticas para um acolhimento harmonioso
30.00€ – 60.00€
Este curso visa dotar de competências as equipas pedagógicas em Creche e Pré-Escolar para planificarem e desenvolverem práticas de qualidade com vista a uma integração eficaz e eficiente das crianças, numa lógica articulada, cumprindo os requisitos legais e normativos e práticas pedagógicas recomendadas!
Enquadramento
Formadora: Daniela Silva
Principais competências a desenvolver:
Ser capaz de planificar e programar o acolhimento das crianças; dotar de competências para o desenvolvimento de atividades e práticas de qualidade; dotar destreza na organização de espaços e momentos para uma integração harmoniosa
Conteúdos Programáticos:
1. Políticas educativas nos contextos de educação de infância
2. Desconstruir para construir: acolhimento, adaptação e transição
3. Micro e macro transições
5. Estratégias para um acolhimento harmonioso
6. Pensar o futuro é cuidar o presente: propostas para a renovação das práticas
Formador
Daniela Silva
Estudiosa da infância e das questões da educação e pedagogia da infância. Doutoranda em Estudos da Criança, na Universidade do Minho, dedicada à questão da pedagogia da infância, nos contextos de educação dos zero aos seis anos.
Pós-graduada no Curso de Aperfeiçoamento sobre as Ciências do Bebé e da Família, pela Fundação Brazelton/Gomes Pedro Para as Ciências do Bebé e da Família com o patrocínio científico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Formadora nas áreas da educação de infância, pedagogia e coordenação.
Exerce funções de diretora técnica e pedagógica na Associação Gerações, em Vila Nova de Famalicão. Em 2014 esteve em Reggio Emilia a participar dos eventos Reggionarra, Remida Day e a participar em formações no Centro Internacional Loris Malaguzzi, tendo visitado creches e jardins de infância da região. Em Janeiro de 2015 realizou a formação “Como trabalhar no dia-á-dia com a abordagem Pikler em creches”, na Associação Pikler-Lóczy
France, e nos últimos anos tem vindo a aprofundar com vários especialistas os estudos da abordagem Pikleriana, nomeadamente com a Associação Pikler Brasil, Associação Pikler-Lóczy França e o Instituto Pikler de Budapeste.
Em Fevereiro de 2020 voltou a Itália tendo, desta vez, participado em palestras e visitas a creches, jardins de infância e centros educativos da região de San Miniato, Pistoia e voltando a Reggio Emilia onde visitou novamente as exposições e o centro de documentação do Centro Internacional Loris Malaguzzi.
Formadora e consultora na área da educação e pedagogia da infância e mentora do projeto +Infância: inspirando práticas pedagógicas para a infância.
Avaliação e Certificado
CERTIFICADO
O formando receberá um certificado com o número de horas de formação, inserido na plataforma SIGO, através da Associação Teatro e Construção, entidade certificada pela DGERT.