APRESENTAÇÃO

A ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social foi fundada a 30 de Julho de 2012, na cidade de Coimbra, com o escopo de intervir nos planos da Gerontologia Social, constituindo um marco diferencial no campo desta ciência.

Percebendo o emergente fenómeno do envelhecimento da população portuguesa, há que garantir a preparação técnica e científica do País, para que cabalmente se possa enfrentar o hercúleo desafio de garantir a qualidade de vida aos idosos.

A ANGES é, assim, uma associação, sem fins lucrativos, cujo objetivo é a promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido, nas suas mais diversas formas.

Esta associação tem como pilar o absoluto respeito pela pessoa idosa, porpugnando um envelhecimento com qualidade.

Não queiramos apenas “acrescentar anos à vida. Acrescentemos sim vida aos anos.”

MISSÃO

A associação tem como fim colaborar com os poderes públicos e privados, nos planos de intervenção relacionados com as organizações sociais, independentemente da tipologia de resposta social. Pretende, também, criar órgãos (departamentos, conselhos e unidades de investigação), e contribuir para o aperfeiçoamento profissional de todos os colaboradores e dirigentes das organizações sociais, desenvolvendo ações de formação nas diferentes áreas em que atuam. Não obstante, a associação visa organizar e disseminar informação de caracter técnico e científico, contribuindo, ainda, para o desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade das respostas sociais, através de consultadoria e conceção de materiais de suporte. Ainda, incentivar à participação em consórcios e projetos com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo social. Consequentemente e, acima de tudo, proteger os colaboradores, salvaguardar a sua capacitação, e promover locais de trabalho seguros e saudáveis.

VISÃO

Ser uma Associação de referência e excelência na área Social em Portugal, reconhecida pelos serviços de Formação e Investigação que vá de encontro às necessidades sentidas pela população e organizações sociais. Ser uma Associação fortemente implicada com os agentes sociais e reconhecida como parceiro fundamental para o desenvolvimento da Sociedade.

VALORES

Inovação, cooperação, proatividade, humanismo e profissionalismo.

O nosso propósito é intervimos de forma empreendedora, implementando respostas adaptadas às necessidades identificadas. Valorizamos o desenvolvimento de parcerias, pois acreditamos que juntos fazemos mais e melhor, apostando na atualização constante das estratégias e práticas de atuação, tendo por base uma equipa motivada, com sólidos conhecimentos e experiência profissional na área em que cada um atua.