Preço |
Não Sócio, Sócio |
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30.ª Edição | Master em Direção Técnica e Coordenação de Serviços nas Organizações Sociais
650.00€ – 1,000.00€
Investimento: Sócios ANGES: 650€ | Não Sócios: 1000€
A formação pode ser paga em 8 prestações, entre setembro de 2022 e abril de 2023
Sócios ANGES: 8 x 90€ | Não Sócios: 8 x 135€
Se pretender efetuar o pagamento em prestações deverá solicitar ficha de inscrição pelo e-mail geral@anges.pt
Enquadramento e Objetivos
Num contexto social, económico e legal desafiante para as Organizações Sociais, ainda em fase de rescaldo da pandemia, com clientes internos e externos cada vez mais exigentes, alteração legislativa constante, inexistência de percursos escolares para cargo de Direção Técnica exigido nas organizações sociais, e necessidade premente de cargos de Coordenadores Gerais/Diretores de Serviços, foi desenhado estes Master Avançado. Criado em parceria com especialistas no setor da economia social, auditores e consultores nas diferentes áreas, com provas dadas nos seus percursos académicos e profissionais, numa visão prática e sintética, versátil e transversal a diversas áreas de intervenção, com vista à capacitação de chefias intermédias para uma liderança motivacional e sustentável através de boas práticas de intervenção multidisciplinar.
Este Master Avançado, em formato online, e com workshops práticos, dá continuidade a longos projetos anteriores que nos permitiam percorrer distritos, colaborar com centenas de diretores/chefias/dirigentes de organizações sociais, responder às principais necessidades formativas, acompanhados por uma equipa de docentes muito experiente, quer na pedagogia, quer na aplicação prática dos termos a abordar.
Conteúdos Programáticos
Início 30 de Setembro de 2022 e término a 31 de Março de 2023
ENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO (20H)
Gestão de pessoas e equipas
Criatividade na Liderança e Motivação (8h)
Cronograma do módulo:
30 de Setembro, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
01 de Outubro, sábado, das 9h00 às 13h00
Ricardo Pocinho
a) As pessoas e as organizações: Desafios do século XXI;
b) Stress nas pessoas e nas equipas e a sua gestão;
c) Estratégias para a Gestão de conflitos;
d) Liderança e estilos e função dos líderes;
e) Ferramentas para a liderança, frustração e satisfação;
f) Comportamentos mobilizadores de motivação;
g) Técnicas fundamentais de motivação individual e de equipas.
Instrumentos eficazes de comunicação (4h)
Cronograma do módulo:
14 de Outubro, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
Sara Gordo
a) Estilos comportamentais de comunicação: Agressividade, Passividade e Assertividade;
b) Relacionamento Interpessoal;
c) Estratégias e Técnicas de assertividade;
d) Comunicação Eficaz
e) Opiniões positivas: O feedback
f) Saber lidar com comportamentos e situações difíceis. O método DESC.
Estratégias de Teambulding, Empowerment (4h)
Cronograma do módulo:
15 de Outubro, sábado, das 9h00 às 13h00
Ricardo Pocinho
a) Estratégias de otimização de resultados;
b) Metodologias de definição de intenções, objetivos e planos de ação;
c) Estratégias de focalização na solução;
d) Potenciação do trabalho em equipa;
e) Práticas e dinâmicas de Teambuilding;
f) Empatia e interação;
g) Comunicação eficaz e eficiente: Estratégias práticas de comunicação verbal e corporal.
Princípios de Ética e Deontologia na Prática Profissional (4h)
Cronograma do módulo:
28 de Outubro, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
Cristóvão Margarido e Rui Santos
a) Ética, deontologia e moral;
b) As grandes questões éticas na intervenção social;
c) A humanização no trabalho organizacional;
d) O dilema ético;
e) Casos práticos exemplificativos do dilema ético.
f) Normas de Conduta em Atendimentos e Visitas Domiciliárias.
CONTEXTO LEGAL E NORMATIVO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS (48H)
Enquadramento Legal das Respostas Sociais: Ações de Acompanhamento e Fiscalização (8h)
Cronograma do módulo:
29 de Outubro, sábado, das 9h00 às 13h00
11 de Novembro, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
Sílvia Machado
a) Cumprimento normativo e legal relativo às Infraestruturas, equipamentos, segurança alimentar e recursos humanos;
b) Acordos de Cooperação: celebração e cumprimento;
c) Respostas Sociais Típicas e Atípicas – contexto legal e normativo: Portarias, Circulares e Decretos-Leis e normas;
d) Metodologias, técnicas e respostas para auditorias, ações de acompanhamento e fiscalização.
Enquadramento legal e contratual da relação laboral no terceiro setor (16h)
Cronograma do módulo:
25 de Novembro, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
26 de Novembro, sábado, das 9h00 às 13h00
16 de Dezembro, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
17 de Dezembro, sábado, das 9h00 às 13h00
Filipa Matias Magalhães
a) A contratação dos Colaboradores: modalidades contratuais e seus regimes;
b) Requisitos à celebração do contrato e regras a cumprir;
c) Direitos e deveres das partes contratuais e consequências do seu incumprimento;
d) A gestão e organização do tempo de trabalho – modalidades de horários e seus regimes;
e) e) O regime das faltas e suas consequências;
f) f) O regime das férias e sua contabilização, gozo e pagamento;
g) g) A flexibilidade do tempo, do lugar de trabalho e do conteúdo funcional – limites e operacionalização;
h) h) Regras quanto à cessação do contrato – procedimentos e regimes;
i) i) O procedimento disciplinar;
j) j) Regras para a elaboração de escalas de serviço;
k) k) A remuneração e os suplementos remuneratórios.
Descomplicar e aplicar o RGPD, capacidade jurídica e representação legal dos utentes (4h)
Cronograma do módulo:
06 de Janeiro, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
Rui Barreira
a) O Regulamento Geral de Proteção de Dados e a Lei de Execução nacional e a sua implementação no Terceiro Setor;
b) Metodologia de implementação do RGPD – 5 fases;
c) As 4 vertentes da implementação: segurança informática, segurança física, documentos e sensibilização;
d) As especificidades de cada resposta social;
e) Revisão de formulários, documentos e contratos;
f) Reorganização e sensibilização da estrutura interna;
g) Direitos dos titulares dos dados e seu exercício
h) Desafios e oportunidades para o terceiro sector;
i) A personalidade jurídica e a capacidade dos utentes – especificidades das diferentes respostas sociais;
j) A incapacidade dos utentes e o seu suprimento;
k) Procedimento, deveres e direitos dos tutores dos utentes.
Sinalização e Operacionalização – Estatuto Maior Acompanhado (4h)
Cronograma do módulo:
07 de Janeiro, sábado, das 9h00 às 13h00
Rui Barreira
a) O que significa ser um “maior acompanhado” e quais as suas implicações?
b) Quem pode pedir acompanhamento?
c) A quem se destina o acompanhamento?
d) Como pedir acompanhamento?
e) Que questões que são avaliadas pelo juiz ao longo do processo?
f) Quem pode ser indicado como acompanhante?
g) Quem pode escolher o acompanhante?
h) Quais são as funções do acompanhante?
i) É possível a quem não sofre de qualquer problema de saúde, de deficiência ou comportamental, tomar alguma medida destinada a prevenir uma eventual necessidade de acompanhamento?
Cálculo das Mensalidades, Relação Contratual e Regulamentos Internos (8h)
Cronograma do módulo:
20 de Janeiro, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
21 de Janeiro, sábado, das 9h00 às 13h00
Francisco Melo
a) Regras no cálculo das mensalidades nos acordos de cooperação;
b) Interpretação de documentos comprovativos de receitas/despesas (IRS, Nota de Liquidação, Capitais, prediais, etc);
c) Enquadramento legal: regulamentos e contratos;
d) Definição e construção de regulamentos e contratos.
Vertente Financeira na Gestão Operacional (4h)
Cronograma do módulo:
03 de Fevereiro, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
Nuno Rodrigues
a) Orçamento e Relatório de Contas: Elaboração, Requisitos Legais e acompanhamento;
b) Balancetes: da elaboração à interpretação genérica;
c) Ferramentas para o cálculo do custo real médio do utente;
GESTÃO ESTRATÉGICA E SUSTENTÁVEL (16H)
Estratégia Organizacional: Visão à Ação (8h)
Cronograma do módulo:
04 de Fevereiro, sábado, das 9h00 às 13h00
17 de Fevereiro, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
Sílvia Machado
a) Visão Estratégica: Missão, Visão, Valores e Políticas Institucionais:
b) Instrumentos de Diagnóstico Organizacional: Como implementar;
c) Metodologias de Avaliação do Grau de (In)Satisfação das Partes Interessadas;
d) Plano Estratégico: elaboração, monitorização e Avaliação;
e) Planos de Atividades/Ação: do desenho à ação articulada.
Qualidade e Auditorias como Ferramentas de Gestão (8h)
Cronograma do módulo:
03 de Março, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
04 de Março, sábado, das 9h00 às 13h00
Francisco Melo
a) Referenciais Normativos;
b) Princípios do Sistema de Gestão da Qualidade;
c) Definição e Construção dos processos no âmbito do SGQ;
d) Mecanismos de medição e monitorização;
e) Ferramentas de Gestão da Qualidade;
f) Metodologias de Auditoria: Interna e Externa.
WORKSHOPS PRÁTICOS (12H)
Candidaturas, inovação e empreendorismo – 4h – 17 de Março, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
Processos Individuais dos Clientes – 4h – 18 de Março, sábado, das 9h00 às 13h00
Auditorias e Fiscalizações no âmbito da SHST – Saúde Segurança e Higiene no Trabalho – 4h – 31 de Março, sexta-feira, das 18h30 às 22h30m
Avaliação e Certificado
CERTIFICADO
O formando receberá um diploma emitido pela ANGES e um certificado com o número de horas de formação, inserido na plataforma SIGO, através da Associação Teatro e Construção, entidade certificada pela DGERT.
Esta formação conta com a colaboração da Cátedra de Prevención de Riesgos Laborales y Salud Pública da Universidade de Córdoba
AVALIAÇÃO
Todos os módulos serão avaliados através de um teste realizado online na última sessão de cada módulo.