Preço |
Não Sócio, Sócio |
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Especialização Prática em Direção Técnica nas Respostas Sociais
600.00€ – 760.00€
Investimento: Sócios ANGES: 600€ | Não Sócios: 760€
Possibilidade de pagamento em 5 prestações, a primeira no ato da inscrição e as restantes entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025 (se a inscrição for efetuada em novembro, deverão ser liquidadas duas prestações)
Sócios ANGES: 5 x 120€ | Não Sócios: 5 x 152€
Se pretender efetuar o pagamento em prestações deverá solicitar ficha de inscrição pelo e-mail geral@anges.pt
Enquadramento e Objetivos
A função de direção técnica é cada vez mais desafiante e valorizada pelas direções e administrações das organizações sociais (com ou sem fins lucrativos), exigindo dos seus técnicos uma destreza na interpretação dos trâmites legais bem como na operacionalização das exigências colocadas pelas partes interessadas e entidades financiadoras.
Esta especialização prática reúne as principais responsabilidades e funções que o cargo de direção técnica exige no quotidiano, dotando os alunos de competências e estratégias para o exercício da sua função com eficiência e eficácia, dando ênfase aos conhecimentos da legislação devidamente atualizada.
Principais competências a desenvolver:
- Dotar destreza no conhecimento e interpretação da principal legislação aplicável à gestão de uma resposta social;
- Capacitar os alunos na organização administrativa e funcional do seu quotidiano;
- Formar os/as potenciais diretores/as técnicos/as para as visitas de acompanhamento e fiscalização de diferentes entidades tutelares;
- Capacitar os alunos de instrumentos e ferramentas para a implementação dos requisitos legais e normativos nas diferentes respostas sociais.
Conteúdos Programáticos
Início a 09 de novembro de 2024 e término a 25 de janeiro de 2025
Plano Formativo
SESSÃO SOLENE (3h)
09 de novembro | 09h00 às 13h00 | Presidente da ANGES
Conteúdos Programáticos:
- Desafios à Liderança e Motivação dos Cuidadores
MÓDULO 1: AÇÕES INSPETIVAS, VISITAS DE ACOMPANHAMENTO, AUDITORIAS E REGIME SANCIONATÓRIO (HACCP, SHST, ISS, ACT) (7H)
15 de novembro – 19h00 às 22h00 & 16 de novembro – 9h00 às 13h00 | Dr. Francisco Melo
Conteúdos Programáticos:
- Enquadramento: conceitos e autoridades a inspecionar;
- Condições de instalação e funcionamento das diferentes respostas sociais;
- Qualidade: como satisfazer o Nível C e Guiões de Fiscalização;
- Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho:
Boas práticas e requisitos em:
- Gestão da Emergência;
- Medidas de Autoproteção;
- Equipamentos de Proteção Individual;
- Desinfestação.
- Segurança Alimentar nas Organizações Sociais:
- Plano de Inspeção à Receção das Mercadorias/produtos;
- Resíduos e sua separação/tratamento.
- Legislação Laboral ACT: Recursos Humanos.
MÓDULO 2: ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS DE TRABALHO E REGRAS ESPECÍFICAS DO SETOR SOCIAL (4H)
29 de novembro | 18h30 às 22h30 | Dra. Fernanda Alves de Castro
Conteúdos Programáticos:
Horário de trabalho (Lei /2009 de 12 de fevereiro)
- Tipos Horários de Trabalho;
- Limite Máximo do PNT
- Exceções ao limite máximo PNT
- Limite máximo da duração média do trabalho;
- Descanso Diário Obrigatório.
Elaboração do Horário de Trabalho
- O que deve constar no Mapa de trabalho;
- Afixação do Horário de Trabalho;
- Alteração do Horário de trabalho;
- Registo do tempo de Trabalho;
- Descanso semanal;
- Trabalho por turnos*;
- Trabalho noturno*;
(* CT e IRCT Setor Social)
- Organização de Horários de Trabalho por Turnos;
- Segurança e saúde no trabalho por Turnos;
- Segurança e saúde no trabalho Noturno.
Exercícios práticos
- Elaboração de horário por turnos;
- Esclarecimento de dúvidas.
MÓDULO 3: REGIME JURÍDICO DAS FALTAS E DO BANCO DE HORAS (4H)
30 de novembro | 09h00 às 13h00 | Dra. Carmen Vieira
Conteúdos Programáticos:
- Considerandos gerais sobre assiduidade e faltas;
- Tipos de faltas;
- Efeitos das faltas justificadas e injustificadas;
- Comunicação das ausências ao trabalho;
- Especificação das disposições legais;
- Conceito de banco de horas;
- Identificação das modalidades de banco de horas permitidas;
- Procedimentos gerais para a sua implementação numa organização.
MÓDULO 4: REGIME JURÍDICO DAS FÉRIAS DOS TRABALHADORES – MARCAÇÃO E GESTÃO (4H)
13 de dezembro | 18h30 às 22h30 | Dra. Carmen Vieira
Conteúdos Programáticos:
- Regras gerais atinentes às férias;
- Casos particulares;
- Gozo/pagamento dos dias de férias;
- Regras sobre marcação de férias;
- Mapa de férias;
- Casos práticos.
MÓDULO 5: ENQUADRAMENTO FUNCIONAL DA DIREÇÃO TÉCNICA NAS DIFERENTES RESPOSTAS SOCIAIS (4H)
14 de dezembro | 09h00 às 13h00 | Dra. Sílvia Machado
Conteúdos Programáticos:
- Enquadramento Legal e Funcional da Função nas Diferentes Portarias;
- Descrição das Funções, perfil e requisitos mínimos a constar no Manual de Funções;
- Operacionalização de cada tarefa/função;
- Complementos Financeiros pela função exercida.
MÓDULO 6: PROCESSOS INDIVIDUAIS, INTERVENÇÃO EM GRUPO E REGULAMENTOS INTERNOS: DA ADMISSÃO À INTERVENÇÃO PLENA COM O UTENTE/CRIANÇA (7H)
10 de janeiro – 19h00 às 22h00 & 11 de janeiro – 9h00 às 13h00 | Dra. Sílvia Machado
Conteúdos Programáticos:
- Conteúdo do Regulamento Interno e requisitos legais;
- Passos e instrumentos na organização do processo individual (papel e digital);
- Diagnóstico, Planeamento e Avaliação das Atividades em Grupo;
- Exigências da Segurança Social e Ministério da Educação aos Processos Individuais.
MÓDULO 7: CÁLCULOS DE MENSALIDADES, CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E RESPETIVAS ADENDAS (7H)
24 de janeiro – 19h00 às 22h00 & 25 de janeiro – 09h00 às 13h00 | Dr. Francisco Melo
Conteúdos Programáticos:
- Enquadramento legal e normativo;
- Clarificação de conceitos: agregado familiar, despesas, rendimentos;
- Conteúdos dos contratos de prestação de serviços;
- Conteúdos dos regulamentos interno;
- Exercício Prático;
- Esclarecimento de dúvidas.
Certificado
O formando receberá um diploma emitido pela ANGES e um certificado com o número de horas de formação, inserido na plataforma SIGO, através da Associação Teatro e Construção, entidade certificada pela DGERT.