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15 e 21 de Fevereiro | Gestão comportamental e emocional na população com deficiência (2.ª Edição)
0.00€ – 50.00€
DIA 15 de FEVEREIRO
1. Adquirir conhecimentos sobre as especificidades dos problemas de comportamento;
2. Identificar factores de risco e factores protectores;
3. Adquirir conhecimentos que permitam lidar de forma assertiva com os problemas de comportamento;
4. Aportar conhecimentos para o desenvolvimento de estratégias conjuntas (professores/cuidadores e/ou pais).
DIA 21 DE FEVEREIRO
Discussão e resolução de casos práticos (baseado no método do caso)
DESTINATÁRIOS: Esta ação de formação destina-se a educadores, psicólogos, monitores, auxiliares de ação educativa, auxiliares de ação direta e a outras pessoas que queiram desenvolver competências na área da gestão comportamental.
RESUMO:
Segundo a literatura (Parkes et al, 2008; Sigurdardottir et al, 2010), as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) apresentam um maior risco de apresentarem problemas de saúde mental quando comparadas com os seus pares que não apresentam qualquer tipo de patologia. Este risco acrescido pode ser explicado como resultado da complexa interação entre factores biológicos do cérebro e o contexto psicossocial (Sigurdardottir et al, 2010; Parkes et al, 2008; Woolfson, 2004).
Estas problemáticas tendem a afetar os contextos de vida da criança, com particular impacto nos pais e nos profissionais que lidam com as crianças (professores, técnicos, cuidadores) (Parkes et al, 2008; Sigurdardottir et al, 2010) e tendem a ser persistentes ao longo do tempo (Woolfson, 2004).
Os problemas de comportamento, independentemente das suas causas, afetam a forma como as crianças aprendem e gerem a sua vida e nas crianças com PC ou outros síndromes neuromotores assume uma importância significativa, devido ao elevado risco de aparecimento de problemas de comportamento (Colver, 2010; Sigurdardottir et al, 2010; Parkes et al, 2008; Woolfson, 2004; Marinho, 2011).
Saber como gerir estas questões pode ser fundamental para uma ação preventiva no desenvolvimento de problemas emocionais e comportamentais (Parkes et al, 2008; Sigurdardottir, 2010; Colver, 2010; Woolfson, 2004; Abebe, e Hailemariam, 2007).
4 horas | 15 e 21 de fevereiro | 18h30 às 20h30
ONLINE | DRA. CARLA MAGALHÃES
Conteúdos
15 de FEVEREIRO
1. Adquirir conhecimentos sobre as especificidades dos problemas de comportamento;
2. Identificar factores de risco e factores protectores;
3. Adquirir conhecimentos que permitam lidar de forma assertiva com os problemas de comportamento;
4. Aportar conhecimentos para o desenvolvimento de estratégias conjuntas (professores/cuidadores e/ou pais).
21 DE FEVEREIRO
Discussão e resolução de casos práticos (baseado no método do caso)
Formadora
CARLA MAGALHÃES
Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho
Especialidade em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
Especialidades Avançadas em Psicologia da Justiça e Intervenção Precoce pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
Experiência profissional na área da psicologia da justiça como psicóloga forense e juíza social no Tribunal de Família e Menores de Braga.
A exercer funções na Associação de Paralisia cerebral de Braga desde 2011 com funções de gestão.
Avaliação e Certificado
CERTIFICADO
O formando receberá um diploma emitido pela ANGES e um certificado com o número de horas de formação, inserido na plataforma SIGO, através da Associação Teatro e Construção, entidade certificada pela DGERT.