Preço |
Não Sócio, Sócio, Sócio GOLD |
---|
Intervenção psicopedagógica com Crianças e Jovens em Crise
0.00€ – 140.00€
Duração: 14 horas, dias 30 de setembro e 14 de outubro de 2023
Horário : 9h30-13h00 e 14h00-17h30 – ONLINE | Patrícia Sarmento
PORQUÊ?
Já se sentiu paralisado, sem saber como abordar uma criança ou jovem depois de uma resposta mais explosiva ou de uma situação de crise? Por vezes, os jovens dizem ou fazem coisas que nos apanham desprevenidos. Como resultado, congelamos e não sabemos como responder. Esta formação fornece um mapa cognitivo com metas claras de resultados para o seu trabalho com crianças e jovens.
O curso Intervenção Psicopedagógica com Crianças e Jovens em crise: Construir Resiliência, de nome original Life Space Crisis Intervention (LSCI), foi desenvolvido pelo LSCI Institute, com a colaboração da Augustana College Graduate School. Utiliza uma metodologia psicoeducativa descrita inicialmente por Fritz Redl e David Wineman no seu livro “The Agressive Child”.
Destina-se a Psicólogos, Educadores, Mediadores, Assistentes Sociais, Professores e outros profissionais que trabalham diariamente com crianças e jovens.
Objetivos
Objetivos
DOTAR OS PARTICIPANTES DE COMPETÊNCIAS AVANÇADAS DE INTERVENÇÃO NA CRISE JUNTO DE CRIANÇAS E JOVENS E TRANSFORMAR SITUAÇÕES PROBLEMÁTICAS EM OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM, NOMEADAMENTE:
1 . Compreender as dinâmicas dos ciclos do conflito que levam ao comportamento autodestrutivo;
2. Reconhecer o processo de contra-agressividade nos adultos que interfere com a intervenção;
3. Desenvolver competências específicas para ouvir os jovens de forma a criar confiança e cultivar a comunicação;
4. Desenvolver competências para acalmar um jovem em crise e ajuda-lo a exprimir as emoções por palavras;
5. Fazer o diagnóstico do padrão de comportamento “Bandeira Vermelha”, i.e., quando os jovens que agem sob stress, provocando explosivas e intermináveis lutas de poder;
6 . Usar uma sequência de 6 passos de forma a ajudar estes jovens a reconhecer este padrão autodestrutivo e a substitui-lo por comportamentos mais ajustados socialmente.
Conteúdos
Conteúdos
1. Introdução ao curso
2. A importância fundamental de formar relações positivas
3. As diferenças entre os mundos psicológicos dos adultos e das crianças
4. O ciclo do conflito
5. Quebrar o ciclo do conflito Competências de escuta & para drenar
Competências para estabelecer uma linha de tempo
6. A estrutura da entrevista Life Space Crisis Intervention (intervenção na crise em contexto)
7. Intervenção Bandeira Vermelha (com jovens que “explodem” com o adulto)
Metodologia
Metodologia e calendarização
Será utilizada uma metodologia mista:
Expositiva, interrogativa, demonstrativa, com recurso a gravações de situações de entrevista com crianças e jovens em crise e metodologia ativa, com recurso a dinâmicas de grupo e roleplay.
Duração: 14 horas, dias 10 e 17 de junho de 2023
Horário e locais: 9h30-13h00 e 14h00-17h30
Formadora
Patrícia Sarmento
Psicóloga (FP-UL) e Formadora
Mestre em Sociedade, Risco e Saúde (ISCSP-UL),com investigação na área da Resiliência
Pós-graduada em Psicologia Positiva Aplicada (ISCSP-UL) e Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias (IEC-UM).
Formadora sénior do curso Life Space Crisis Intervention, pelo LSCI Institute, desde 2005 e membro da European Federation of Conflict Management and Treatment in Education and Care.
Co-autora do capítulo “A Arte de Intervir com crianças e jovens em crise”, do livro Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo: Conceitos, Prática e Intervenção (2021).
Consultora em agrupamentos de escola TEIP, pelo ISCTE-IUL.
Co-fundadora da Semear Valores, onde co-cria e implementa projetos de desenvolvimento socioemocional destinados a crianças e jovens; formação e recursos que apoiam o desenvolvimento.
Avaliação e Certificado
CERTIFICADO
O formando receberá um diploma emitido pela ANGES e um certificado com o número de horas de formação, inserido na plataforma SIGO, através da Associação Teatro e Construção, entidade certificada pela DGERT.