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Não Sócio, Sócio, Sócio GOLD |
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27 Março | O trabalho em equipa na deficiência: a Inclusão da Família
0.00€ – 30.00€
OBJETIVOS A ATINGIR:
- Apreender os conceitos básicos das práticas centradas na família;
- Desenvolver competências de comunicação e cooperação;
- Refletir no papel da família e dos cuidadores principais nos modelos de intervenção e aprendizagem atuais.
DESTINATÁRIOS: Esta ação de formação destina-se a educadores, psicólogos, monitores, auxiliares de ação direta e a outras pessoas que queiram desenvolver competências na área da deficiência.
RESUMO:
As práticas centradas na família – abordagem recomendada internacionalmente para a Intervenção Precoce na Infância – atribui às famílias o papel de protagonistas no processo de apoio às crianças, através do seu envolvimento ativo, considerando as suas necessidades e preocupações.
Não obstante esta recomendação ser especificamente para o trabalho na Intervenção Precoce, as mesmas estratégias têm encontrado um excelente eco no trabalho com pessoas com deficiência ao longo da vida.
Os programas de intervenção contemporâneos, alicerçados numa abordagem bioecológica do desenvolvimento humano, realçam a necessidade de serem considerados os aspetos específicos do desenvolvimento da pessoa, para além de enfatizarem o ambiente onde esta está inserida (família e comunidade), possibilitando uma análise contextualizada do seu desenvolvimento e o impacto do mesmo nos seus contextos de vida. Este processo de (re)habilitação deve ser perspetivado de forma contínua, individualizada e adaptada para cada fase da vida.
Assim, a literatura contemporânea que discute os serviços de reabilitação para as pessoas com multideficiência, destaca três importantes conceitos:
- Ênfase nos serviços centrados na família, que encorajem a tomada de decisões de um modo colaborativo entre a família, a criança/pessoa com deficiência e os profissionais, e transmitam respeito pela autenticidade de cada situação de vida familiar;
- Ênfase em objetivos terapêuticos que se foquem no sucesso da criança/pessoa com deficiência em completar atividades funcionais que sejam significativas para a criança/pessoa com deficiência e para a família;
- A multideficiência é, na maior parte dos casos, uma condição de vida e não apenas uma condição da infância com importantes transições ou períodos de mudança ao longo da vida (Darrah, Wiart, Magill-Evans, Ray & Anderson citado por Maia, 2013).
2 horas | 27 março | 18h30 às 20h30
ONLINE | Dra. CARLA MAGALHÃES
Conteúdos
OBJETIVOS A ATINGIR:
- Apreender os conceitos básicos das práticas centradas na família;
- Desenvolver competências de comunicação e cooperação;
- Refletir no papel da família e dos cuidadores principais nos modelos de intervenção e aprendizagem atuais.
Formadora
CARLA MAGALHÃES
Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho
Especialidade em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
Especialidades Avançadas em Psicologia da Justiça e Intervenção Precoce pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
Experiência profissional na área da psicologia da justiça como psicóloga forense e juíza social no Tribunal de Família e Menores de Braga.
A exercer funções na Associação de Paralisia cerebral de Braga desde 2011 com funções de gestão.
Avaliação e Certificado
CERTIFICADO
O formando receberá um certificado com o número de horas de formação, inserido na plataforma SIGO, através da Associação Teatro e Construção, entidade certificada pela DGERT.