INSTRUÇÔES PARA OS AUTORES
Objetivos e âmbito
A RIAGE é uma revista interdisciplinar, revista por pares e de acesso livre. Serão aceites para revisão artigos na área de envelhecimento numa abordagem interdisciplinar.
São aceites submissões de artigos em português, inglês ou espanhol. O público-alvo da revista abrange investigadores, profissionais e estudantes das áreas supracitadas. Os autores devem considerar que a RIAGE dará preferência a submissões com relevância global, com foco em prioridades nacionais e internacionais.
A RIAGE aceita a submissão de artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, artigos especiais e/ou relatos de caso. Em casos específicos, também serão aceitos protocolos de estudo.
A revista recebe preferencialmente manuscritos em que a recolha de dados tenha sido realizada há menos de cinco anos. Os editores avaliarão as exceções caso a caso quando os autores fornecerem uma justificação aceitável.
Ética na publicação
A revista RIAGE segue os princípios éticos de transparência e independência editorial. Não serão admitidos manuscritos republicados de artigos previamente publicados em outras/os revistas/jornais. A RIAGE não aceita a submissão de manuscritos ou resultados parciais de uma mesma pesquisa.
Os conceitos e informações publicados nos artigos da RIAGE são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) não refletindo necessariamente a opinião do corpo de editores.
Termos de licenciamento
Os autores que publicam na RIAGE mantêm os direitos de continuar a utilizar os seus trabalhos para apoiar o avanço científico, o ensino e a comunicação académica. Ao submeterem os seus manuscritos, os autores permitem á RIAGE os direitos irrevogáveis, não exclusivos para incluir o material nas seguintes fontes de divulgação:
• Reproduzir e autorizar a reprodução de todo ou parte do manuscrito, por terceiros, incluindo reimpressões e fotocópias;
• Permitir que serviços de entrega de documentos e serviços de resumo e indexação incluam o artigo total ou parcial;
• Usar ou permitir que outros usem (com os devidos créditos e citações) partes do artigo em outros trabalhos.
• Traduzir ou mandar traduzir o artigo para qualquer idioma e publicar o artigo conforme traduzido ou permitir que terceiros traduzam e publiquem o artigo.
PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO
Os manuscritos devem ser redigidos usando fonte Calibri, 12 pontos, fonte preta, espaçamento de 1,5 e margens de 3 cm. Para tabelas, quadros, figuras e anexos: Fonte Calibri 8 pontos. O total do manuscrito deverá ter um mínimo de 10 páginas e um máximo de 15 páginas.
Folha de rosto
• Título completo do manuscrito não superior a 150 caracteres (incluindo espaços) em português, inglês ou espanhol;
• Título resumido do manuscrito, versão abreviada do título completo, não superior a 50 caracteres (incluindo espaços) em português, inglês ou português;
• Nome completo de todos os autores, indicando afiliações institucionais, e-mails e ORCID ID de cada um deles. Os autores podem ocupar qualquer posição na ordem de autoria (primeiro ou último autor). A RIAGE considera o autor principal o autor correspondente. O autor principal deve:
i) Assegurar que os restantes autores recebam e concordem com a versão final do manuscrito;
ii) Responsabilizar pela adequação do artigo às normas e regras da revista;
iii) Garantir que os dados sejam preservados seguindo as boas práticas da área;
iv) Confirmar que os dados apresentados refletem com precisão o original;
v) Garantir que todos os autores tenham um registo de identificação (ORCID – www.orcid.org).
• Os agradecimentos devem ser escritos em um parágrafo até três linhas e deverão ser mencionadas instituições ou pessoas que efetivamente contribuíram com o trabalho.
Manuscrito
Resumo
Um resumo deve respeitar o limite mínimo de 150 palavras e um máximo de 250 palavras (com espaços). De preferência, os resumos não devem conter abreviaturas e não devem incluir referências. No final de cada resumo deverão ser colocadas no mínimo de três e no máximo seis palavras-chave.
Texto
Os manuscritos deverão assumir a seguinte estrutura:
Introdução: Esta seção deve conter uma revisão bibliográfica atualizada, ser adequada ao tema e ao problema apresentado e realçar a relevância do tema. Os objetivos do estudo devem ser claramente descritos no final da introdução.
Métodos: Esta seção deve conter uma descrição clara e sucinta dos procedimentos utilizados, amostra, critérios de seleção, instrumentos, análise estatística e outros recursos.
Resultados: Esta seção deve conter uma descrição dos resultados encontrados sem fazer interpretações e comparações. Sempre que possível, os resultados devem ser apresentados em tabelas ou figuras para serem autoexplicativas e com análise estatística.
Discussão: Esta seção deve explorar de forma objetiva e os resultados, discutindo-os considerando outras observações já identificadas por outros autores/investigações. Deverão ser apontadas as limitações do estudo. A discussão deve culminar com conclusões indicando caminhos para novas pesquisas, boas práticas ou implicações para a prática profissional.
Conclusão: Esta seção deve ser breve e conter no máximo dois parágrafos.
Referências
Certifique-se de que todas as referências citadas no texto também estejam presentes na lista de referências (e vice-versa).
As referências devem ser listadas no final do artigo e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos sobrescritos (ex: 1) na ordem em que foram citadas pela primeira vez no texto, de acordo com o estilo APA. Este número pode aparecer após o(s) nome(s) do(s) autor(es) ou sinais de pontuação, conforme mostrado abaixo (Pereira 1) Nas referências com até seis autores, listar todos os autores; naqueles com mais de seis autores, listar os 6 primeiros seguidos de et al. Ao citar dois autores, use os nomes dos dois autores junto com o “e” comercial (&); quando citar mais de três, citar o nome do primeiro autor seguido de et al.
O uso do DOI é altamente incentivado. Os autores são responsáveis pela exatidão e adequação
das referências consultadas e citadas no texto.
DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSE
É política da RIAGE exigir uma declaração de conflito de interesses de todos os autores, incluída no final manuscrito. Se não houver conflito, indique que ‘O(s) autor(es) declara(m) que não há conflito de interesse’.
AVALIAÇÃO DO MANUSCRITO
Os artigos submetidos à RIAGE passam por um processo de revisão por pares externos em que nem os revisores nem os autores conhecem a identidade um do outro (revisão duplo-cego).
Todos os revisores são encorajados a declarar que não têm nenhum conflito de interesse a declarar antes de participar do processo de revisão por pares. Quando um revisor externo identifica um potencial conflito de interesse, o editor responsável enviará o manuscrito para outro revisor. Após a avaliação os revisores podem tomar uma das seguintes decisões, de acordo com as recomendações disponíveis nas Instruções para Revisores da RIAGE:
i) Aceitar;
ii) Grande revisão necessária;
iii) Revisão menor necessária;
iv) Rejeitar.
Quando ocorrerem divergências entre as opiniões dos revisores externos, o editor responsável emitirá um parecer como revisor adicional e, quando necessário, poderá consultar outro revisor. Independentemente da decisão, a RIAGE notificará os autores eletronicamente.
O sistema de submissão permite que os autores acompanhem o andamento do processo de revisão. Os autores devem enviar os manuscritos revistos dentro do prazo máximo de 30 dias enviar uma resposta a todos os comentários fornecidos pelos revisores, com as alterações feitas no texto destacadas de alguma forma (por exemplo, em uma cor diferente). Se a RIAGE não obtiver resposta dos autores, a submissão será retirada. Os autores devem enviar as respostas aos revisores em arquivo separado do texto principal.
A decisão final de publicar ou não o manuscrito fica sempre a cargo do Editor-Chefe. Caso sejam identificadas falhas éticas importantes na realização do estudo ou na divulgação dos dados da pesquisa após a aprovação ou publicação do manuscrito, os editores reservam-se o direito de aplicar as penalizações necessárias.
Antes da publicação, os manuscritos aceitos podem retornar para aprovação dos autores em caso de alterações feitas para fins editoriais e de padronização, de acordo com o estilo da revista.
Durante o processo de revisão, os editores e revisores avaliarão o carácter inovador, o estado de arte, a metodologia, os métodos utlizados e o impacto. Após a aprovação, todas os manuscritos serão alvo de um sistema de deteção de plágio por meio de uma ferramenta de similaridade de conteúdo. Os editores avaliarão os resultados individualmente e os resultados serão enviados aos autores com as devidas citações, aguardando o seu parecer antes de definir o ato como plágio, tornando o documento impróprio para publicação (caso aplicável).