FORMADORES

ABIGAIL MATEUS DE CASTRO
ABIGAIL MATEUS DE CASTRO

Licenciada em Terapia Ocupacional, pela Escola Superior de Saúde do Porto, em 2014. Realizou Pós-Graduação em Terapia Assistida por Animais: Cães e Cavalos, pelo Instituto CRIAP, Porto, em 2016. Posteriormente tem realizado diversas formações e workshops em Equitação com Fins Terapêuticos, para além disso também realizou a formação “Como Ajudar o Meu Filho a Escrever”, organizada pela Academia Pediátrica, Marco Leão.

O seu percurso profissional é exercido, ora como terapeuta ocupacional na Escola de Equitação Ricardo Vale, exercendo sessões de Equitação com Fins Terapêuticos, ora como Terapeuta Ocupacional no CRI Fafe (Centro de Recursos para a Inclusão), nomeadamente em dois Agrupamentos Escolares (Agrupamento de Escolas de Vieira do Minho, e Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto), pela Instituição CERCIFAF.

ALEXANDRA GOMES
ALEXANDRA GOMES

Licenciada em Psicologia com pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade do Minho, Braga. Realizou Pós-Graduação em Perturbações do Desenvolvimento Infantil, em 2002 e Pós-Graduação em Gestão das Organizações Sociais, em 2010. Finalizou Mestrado em Integração de Pessoas com Incapacidades, na Universidade de Salamanca, em 2015. É Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Especialista em Psicologia do Trabalho e das Organizações, Especialista em Intervenção Precoce e Especialista em Necessidades Educativas Especiais, reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) em 2016. É também Mediadora Familiar, desde 2018 e integrou a lista de Mediadores Familiares do Sistema de Mediação Familiar (SMF) do Ministério da Justiça em 2020.

O seu percurso profissional é exercido, ora como psicóloga na Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães e em clínica privada, ora em atividades de formação, no âmbito de cursos profissionais e de educação e formação para adultos. Paralelamente, foi Diretora Técnica da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães e membro da Direção entre 2007 e 2012, elemento da equipa inicial da ELI Guimarães (Equipa de Intervenção Precoce) e colabora atualmente em estudos de investigação da Canchild, organização canadiana para a integração e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

ÂNGELA BATISTA
ÂNGELA BATISTA

Terapeuta da fala formada pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo realizado no último ano de licenciatura Intercâmbio na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Realizou posteriormente Pós-graduação em Neurodesenvolvimento em Pediatria, na Universidade Católica Portuguesa, e Pós-graduação em Disfagias Orofaríngeas, na Escola Superior de Saúde do Alcoitão em colaboração com o Instituto EPAP.

Nos últimos anos tem trabalhado com a população idosa em contexto domiciliar, ERPI e na Rede Nacional de Cuidados Continuados, focando-se na avaliação e reabilitação de perturbações da alimentação, motricidade orofacial e comunicação.

ARTUR FERRAZ
ARTUR FERRAZ

Partner, Consultor e Formador da IBC, nos domínios da Liderança, Equipas, Motivação, Vendas, Avaliação de Desempenho, Gestão Emocional, Gestão por Competências. Experiência profissional comprovada em entidades públicas e privadas, em Portugal e Angola. É certificado pela A&DC e PROFILES International.

É co-coordenador técnico de Pós-Graduações em Gestão de Pessoas, em parceria com a Manchester University e LMS – Leader & Management School de Madrid e Escola de Negócios das Beiras

BRUNO TRINDADE
BRUNO TRINDADE

Doutorado em Ciência Sociais e Educativas; Formación en la Sociedad del Conocimiento –“A importância da Animação Sociocultural em contexto educativo” – Universidade de Salamanca; Mestrado em Animação Artística – IPCB, Escola Superior Educação, Tese de Mestrado: estudo de caso – “Animação em contexto escolar no 1º Ciclo”; Licenciatura em Animação Cultural | Sociocultural – IPCB, Escola Superior de Educação; Pós Graduação em Animação Artística – IPCB, Escola Superior Educação; Pós Graduação em Gerontologia Social – IPCB, Escola Superior Educação; Certificado de Aptidão Profissional – CAP Instituto de Emprego e Formação Profissional. Experiência Profissional: Técnico Superior Animação Sociocultural na Camara Municipal de Castelo Branco; Técnico Superior Animação Sociocultural no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares; Técnico Superior de Mediação Sociocultural no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares; Professor Assistente Convidado no IPCB. Escola Superior Educação; Técnico Superior Animação Sociocultural na área da 3ª Idade.

FILIPA MAGALHÃES
FILIPA MAGALHÃES

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós Graduada em Ciências Jurídico-Políticas e Mestre em Direito (pré-Bolonha), pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na vertente de Ciências Jurídico-Políticas. Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Formadora em ações e oradora em seminários promovidos pela Ordem dos Contabilistas Certificados – com a qual tem colaborado na elaboração de manuais do Direito do Trabalho e de Regime Jurídico da Proteção de Dados; Vida Económica: F3m; UNAVE, CEFA, entre outras entidades. Coordenadora e Autora do Livro “Descomplicar o Orçamento de Estado 2015”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2016”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2017” e “Descomplicar o Orçamento de Estado 2018”, da Vida Económica. Autora do Livro “Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas – Guia Prático”, da Vida Económica e co-autora dos livros “Manual de emprego Público” e “Manual do Contrato de Trabalho” e “Manual de Trabalho para o 3.º sector” da Vida Económica. Co-autora do “Regulamento Comunitário de Protecção de Dados – Manual Prático” da Vida Economica. Assessora jurídica da União das IPSS de Bragança e de algumas IPSS´s. Frequentou o “Curso Avançado de Proteção de Dados” promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa entre Março e Maio de 2018 e é Docente no curso “Implementação do RGPD” promovido pela UMinhoExec e que conta com 5 edições. Árbitra do Centro de Arbitragem Administrativa – CAAD – na área de emprego público.

FRANCISCO MELO
FRANCISCO MELO

Licenciado em Educação – Ramo Gestão da Formação e Recursos Humanos, pela Universidade do Minho. Pós-Graduado em Sociologia das Organizações e do Trabalho, pela Universidade do Minho. Pós-Graduado em Gestão pela Universidade do Minho. Diretor Geral da ATC. Auditor da Qualidade desde 2008 na APCER. Consultor da Qualidade em várias organizações sociais e nos Projetos Equal, Q3, FAS, SIQ. Experiência na docência: Universidade de Psicologia do Porto, CIOR, Escola Superior e Tecnologia de Lamego, ISLA Santarém, Escola de Negócios das Beiras, REAPN. Formador em áreas do SGQ como: Qualidade, Auditorias, Gestão de Recursos Humanos.Auditor, Consultor e Gestor de Qualidade

HÉLDER MELO
HÉLDER MELO

Licenciado em Educação pela Universidade do Minho, Diretor da Residência ATC com as respostas sociais Séniores e Centro de Atividades Ocupacionais, Animador e Coordenador ao longo de mais de uma década do Centro de Aticidades Ocupacionais da ATC, ator e responsável por vários projetos culturais, educativos e de solidariedade social.

JOANA FERREIRA
JOANA FERREIRA

Natural de Oliveira de Azeméis, licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Mestre em Enfermagem de Saúde do Idoso e Geriatria pela mesma escola. Pós-Graduada em Gestão de Equipamentos destinados a Pessoas Idosas e  Gestão de Instituições e Associações de Economia Social. Consultora em Gestão de Equipamentos Sociais, formadora na área da saúde e do envelhecimento. Co-fundadora e co-organizadora do Congresso do Envelhecimento Bem Viver, Bem Envelhecer. Estuda e trabalha a área do envelhecimento há  12 anos, e na  área da gestão há  7 anos. Desenvolve respostas para a área da demência, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa e do seu cuidador, no seu domicílio/instituição/comunidade.

JOÃO CARLOS CORREIA
JOÃO CARLOS CORREIA

Licenciado em Engenharia Informática, pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e Pós-graduado em Organização e Gestão da Formação pela TwoFold. Exerce atualmente funções como Formador na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, na qualificação de Pessoas com deficiência e outras incapacidades. Possui igualmente competências em desenvolvimento  web, gestão de redes sociais e marketing digital.

LILIANA MARQUES
LILIANA MARQUES

Liliana Marques – Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e Mestre em Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas pela mesma Universidade. É pós graduada em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos e Formadora Certificada. Exerceu funções como Psicóloga numa organização social, concretamente nas respostas para idosos na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, realizando avaliação psicológica e acompanhamento psicológico dos utentes. Implementou, ainda, um projeto na área da educação emocional com crianças da resposta Pré-escolar, e colaborou ao nível da gestão de recursos humanos. Atualmente exerce funções como Psicóloga Clínica em clínica privada.

MARIA HERMÍNIA BARBOSA
MARIA HERMÍNIA BARBOSA

Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, Mestre em Comunicação em Saúde, Docente na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda.  Investigadora integrada na AGE.COMM – Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais, Colaboradora na UDI – Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior. Coach de desenvolvimento pessoal (European Association of Peak Performance Trainers), Practitioner em Programação Neuro Linguística (International Trainers Academy) e facilitadora de sessões de riso (The Doctor Kataria School of Laughter Yoga).

MARIA LEITÃO PEREIRA
MARIA LEITÃO PEREIRA

Responsável pelos Recursos Humanos da Universidade de Aveiro desde 2010, é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, sendo detentora de Maîtrise en Droit Mention Droit des affaires na Faculté de Droit da Université Jean Moulin Lyon 3. Iniciou a atividade profissional como advogada tendo depois integrado à Universidade de Aveiro onde é atualmente Chefe de Divisão da Área dos Recursos Humanos da Universidade de Aveiro. Co-autora de diversas publicações, nomeadamente do livro “Manual de Trabalho para o 3.º sector”.

MARIA MIGUEL BARBOSA
MARIA MIGUEL BARBOSA

Doutoranda com bolsa da FCT – tema da Atenção Centrada na pessoa na prestação de cuidados; Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Mestre em psicologia clínica e da saúde pela Universidade da Beira Interior; Pós-graduada em neuropsicologia clínica e pós-graduada em gestão de equipas de cuidadores de idosos; Coach de desenvolvimento pessoal (European Association of Peak Performance Trainers); Practitioner em Programação Neuro Linguística (International Trainers Academy); Facilitadora de sessões de riso (The Doctor Kataria School of Laughter Yoga); Consultora de comunicação em organizações de saúde; Investigadora e colaboradora em diversos projetos científicos na área da comunicação.

MÓNICA LEAL
MÓNICA LEAL

Mestrado e Especialização em Segurança Alimentar, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Pós-graduação em Qualidade da Carne pela Faculdade de Medicina Veterinária  da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciatura em Engenharia das Indústrias Agro-alimentares pela Escola Superior Agrária
de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu. Bacharel em Engenharia das Indústrias Agro-alimentares pela Escola Superior Agrária de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu . Atualmente é responsável Técnica de Consultoria e Formação/ Responsável da Qualidade da Macro Makers – New Things, Lda.

NANJA KROON
NANJA KROON

Licenciatura (pré-bolonha) em Contabilidade e Administração, Mestrado em Controlo de Gestão, Especialista em Contabilidade e Fiscalidade. Contabilista Certificada nº 7396, professora adjunta na ESTGV – IPV (área da contabilidade financeira e de gestão), formadora na área da contabilidade e gestão de empresas. Membro da Direção da Cáritas Diocesana de Viseu.

PEDRO CARRANA
PEDRO CARRANA

Doutorado em Saúde , Higiene e Segurança no Trabalho; Professor do Ensino Superior (ISEC/IPC e ESTeSC/IPC); Gestor da Qualidade ISEC/IPC; Consultor em Saúde e Segurança no Trabalho, Gestão da Qualidade; Gestão Ambiental; Responsabilidade Social e Bem-Estar Organizacional. Medalha de Ouro de Mérito Profissional das Relações Industriais e Ciências do Trabalho, atribuído pelo Consejo General de Titulados Superiores en Relaciones Industriales y Licenciados enCienciasdelTrabajo de Espanha. Menção Honrosa nos Prémios Nacionales e Internacionales de Prevención – PREVER 15.

RICARDO CAVADAS
RICARDO CAVADAS

Licenciado em Marketing pela ESTG do Instituto Politécnico de Leiria, Mestre em Marketing Relacional pela ESTG do Instituto Politécnico de Leiria, Doutorando em Gestão de Empresas na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Gestor de empresas, Formador profissional nas áreas do marketing relacional, estratégico, operacional e digital. Docente de marketing estratégico, operacional e estudos de mercado. Consultor de empresas, Auditor de qualidade (norma ISO 9001:2015)

RICARDO POCINHO
RICARDO POCINHO

Licenciado em Direito, Doutorado em Processos de Formação pela Universidade de Salamanca, e em Psicogerontologia pela Universidade de Valência, Pós – Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Educação Permanente e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona. Presidente e Coordenador Cientifico da Associação Nacional de Gerontologia Social. Escreveu mais de 200 textos originais, publicados em revistas e livros de várias nacionalidades e de elevado prestigio como a ACM, Thompson Reuters, Springer e Elsevier

SILVIA MACHADO
SILVIA MACHADO

É licenciada em Sociologia; com Especialização em Gestão de IPSS’s; Especialização em Engenharia da Qualidade, Pós-graduação em Gestão das Organizações da Economia Social (Universidade Católica do Porto). Frequentou, com sucesso, o 1º ano curricular do doutoramento em Serviço Social no ISCTE, entre tantas outras Especializações.Desde 2010 que tem experiência na docência no Ensino Superior. Foi docente em diversas unidades curriculares na Licenciatura em Serviço Social, tendo orientado centenas de alunos em estágio curricular nas organizações sociais, coordenadora e fundadora da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade no III Setor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Pólo do Instituto Politécnico de Viseu. Foi membro do projeto transfronteiriço Coopera+, promovido pela Universidade Católica de Braga. É docente convidada do Instituto Miguel Torga na Pós-Graduação “Gestão Global e Prática de Organizações Sociais”, assim como na Pós-Graduação “Psicomotricidade em Geriatria e Saúde Mental” promovida pela Associação Nacional de Psicomotricidade em parceria com a Replicar Socialform, assim como lecionou nas sete edições da Pós-Graduação em Liderança e Motivação de Equipas de Cuidadores promovida pela ANGES.A nível do percurso profissional, exerceu até recentemente o cargo de diretora geral/responsável dos recursos humanos, gestora da qualidade, direção técnica da creche numa Santa Casa com cerca de 160 colaboradores com serviços na área sénior, infantil, juvenil, deficiência, saúde e intervenção na comunidade, tendo certificado a Santa Casa pela NP EN ISO 9001 em apenas 1 ano. Obrigada a mudar de distrito por questões familiares, abraçou um novo desafio na gestão de uma unidade de saúde na área das dependências paralelamente à gestão da qualidade interna de várias IPSS.Integrou diversos projetos de âmbito nacional como o PRIO, Q3, Projeto Arquimedes, Q+ em Rede em várias edições, entre outros.É oradora em diversos seminários/congressos acerca da gestão das organizações sociais bem como sistemas de gestão da qualidade.Mantém a sua atividade como formadora e consultora em Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações Sociais em diversos projetos a nível nacional, tendo sido consultora responsável na área da Gestão da Qualidade (com mais de 25h) em mais de 170 organizações sociais. Acompanha, na qualidade de consultora, várias organizações sociais na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.

SUSANA ARRANHADO
SUSANA ARRANHADO

Licenciada em Ciências da Nutrição em 2009 pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Completou depois o Mestrado em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina do Porto e é Doutorada em Gerontologia e Geriatria, com especialização em Geriatria, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. É Docente do ensino superior e formadora certificada. Desenvolve a sua actividade na Nutrição Clínica, especificamente em áreas como a geriatria, terapêutica nutricional artificial, desnutrição e feridas, cuidados continuados, cuidados paliativos e paralisia cerebral.

SUSANA DE FIGUEIREDO
SUSANA DE FIGUEIREDO

Doutoramento em Estudos Literários pela Universidade de Vigo. Leciona na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no âmbito da dança e movimento, bem como na área de animação desportiva. Mestre em Artes Escénicas, com especialização em Educação e Animação Teatral, pela Universidade de Vigo. Leciona em escolas básicas, instituições, academias e cooperativas de educação e reabilitação para a comunidade inclusiva, nas áreas da dança e teatro. Encenadora e coreógrafa de vários espetáculos inclusivos de dança e teatro, entre os quais: “Alice e o País das Maravilhas”, “A Incrível Viagem de Vitória Nujeen”, “A Cinderela e o Pé Descalço”, “Aladino e o Génio da Lâmpada” entre outros.

TERESA CRUZ ALMEIDA
TERESA CRUZ ALMEIDA

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Advogada, Formadora profissional de diversas entidades como Vida Económica, Ordem dos Contabilistas Certificados, F3M, Universidade do Minho – Escola de Economia e Gestão, entre outras. Consultora em matéria de Proteção de Dados e Encarregada de Proteção de Dados em entidades públicas e Privadas.

VÂNIA BELIZ
VÂNIA BELIZ

Licenciada em Psicologia Clinica; mestre em sexologia, doutoranda em Estudos da Criança na especialidade de saúde infantil. Integrou durante 3 anos a equipa de animação e psicologia da Unidade de Longa Duração Lar Quinta São Sebastião, no Algoz. Coordenou a Academia Sénior de Serpa de 2012 a 2016. Oradora em eventos científicos na área da sexualidade e educação para a sexualidade. Autora de 2 publicações: Ponto Quê, Sexualidade no Feminino; Chamar as Coisas pelos Nomes, como e quando falar de sexualidade e coautora do livro infantil: A viagem de Peludim: Quem sou? De onde vim e como nasci? – Docente convidada do ISMAT e ESEL. Membro do conselho consultivo da Associação Nacional de Gerontologia Social.

VERÓNICA SILVA
VERÓNICA SILVA

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação (desde 2004) e pós-graduada em psicomotricidade (desde 2006), tem exercido a prática de psicomotricista em diversas IPSS e clínicas privadas (trabalhando com crianças, jovens e adultos com deficiência e com idosos). Tem formação complementar em Língua Gestual Portuguesa (nível 3) e em hipoterapia/equitação terapêutica. É orientadora de Estágios Curriculares em Reabilitação Psicomotora e Instrutora de Massagem Infantil. Formadora certificada pelo IEFP (desde 2006), realiza diversas ações de formação e formação-ação (+ de 1.500 h) na área da educação, saúde e qualidade. Especializada em Snoezelen, tem conhecimentos e experiência em estimulação sensorial com diversas populações. É fundadora e responsável pela MINDSENSES – ESPAÇO SNOEZELEN E SERVIÇOS TERAPÊUTICOS.