DESCRIÇÃO E OBJETIVO

O Projeto ASAS – Academia Sénior ANGES Solidária – consiste numa Academia Sénior Virtual. O projeto ASAS orienta-se pelos princípios da coesão intergeracional, inserção social, solidariedade e subsidiariedade, tendo como finalidade manter os idosos ativos, combater a solidão e atrasar ou evitar a institucionalização dos mesmos através do acesso a ferramentas virtuais que permitam ao idoso ser estimulado a partir de casa e, consequentemente, contribuir para uma melhor qualidade de vida.

DESTINATÁRIOS

Este projeto é direcionado a todos os idosos que procuram atenuar algumas vulnerabilidades fruto do processo de envelhecimento, através da realização de atividades que estimulam as funções físicas/motoras e socio emocionais e, consequentemente, visam o seu bem-estar nas várias dimensões que o integram.

ACTIVIDADES

O projeto é alicerçado num conjunto de atividades online e síncronas, disponibilizadas por profissionais de diversas áreas, numa plataforma específica e adaptada à população-alvo e de propósitos que permitam a manutenção de papeis sociais.

Atividades sociocupacionais 

Atividades de estimulação cognitiva

Atividades de estimulação física-motora

Atividades de estimulação da capacidade funcional 

Avaliação e Encaminhamento Psicossocial 

 

Imagens do projeto piloto, realizado no primeiro semestre de 2021, com idosos do concelho de Braga e o apoio da Câmara Municipal de Braga