FORMADORES

BRUNO TRINDADE
BRUNO TRINDADE

Frequência do programa de Doutoramento em Ciência Sociais e Educativas; Formación en la Sociedad del Conocimiento –“A importância da Animação Sociocultural em contexto educativo” – Universidade de Salamanca; Mestrado em Animação Artística – IPCB, Escola Superior Educação, Tese de Mestrado: estudo de caso – “Animação em contexto escolar no 1º Ciclo”; Licenciatura em Animação Cultural | Sociocultural – IPCB, Escola Superior de Educação; Pós Graduação em Animação Artística – IPCB, Escola Superior Educação; Pós Graduação em Gerontologia Social – IPCB, Escola Superior Educação; Certificado de Aptidão Profissional – CAP Instituto de Emprego e Formação Profissional. Experiência Profissional: Professor Assistente Convidado no IPCB. Escola Superior Educação; Técnico Superior Animação Sociocultural na Câmara Municipal de Castelo Branco; Técnico Superior Animação Sociocultural na área da 3ª Idade; Técnico Superior Animação Sociocultural no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares; Técnico Superior de Mediação Sociocultural no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares; Publicações: várias publicações em livros e revistas e orador em vários Congressos, Jornadas, Conferências e Seminários sobre Animação Sociocultura

FILIPA MAGALHÃES
FILIPA MAGALHÃES

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós Graduada em Ciências Jurídico-Políticas e Mestre em Direito (pré-Bolonha), pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na vertente de Ciências Jurídico-Políticas. Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Formadora em ações e oradora em seminários promovidos pela Ordem dos Contabilistas Certificados – com a qual tem colaborado na elaboração de manuais do Direito do Trabalho e de Regime Jurídico da Proteção de Dados; Vida Económica: F3m; UNAVE, CEFA, entre outras entidades. Coordenadora e Autora do Livro “Descomplicar o Orçamento de Estado 2015”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2016”, “Descomplicar o Orçamento de Estado 2017” e “Descomplicar o Orçamento de Estado 2018”, da Vida Económica. Autora do Livro “Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas – Guia Prático”, da Vida Económica e co-autora dos livros “Manual de emprego Público” e “Manual do Contrato de Trabalho” e “Manual de Trabalho para o 3.º sector” da Vida Económica. Co-autora do “Regulamento Comunitário de Protecção de Dados – Manual Prático” da Vida Economica. Assessora jurídica da União das IPSS de Bragança e de algumas IPSS´s. Frequentou o “Curso Avançado de Proteção de Dados” promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa entre Março e Maio de 2018 e é Docente no curso “Implementação do RGPD” promovido pela UMinhoExec e que conta com 5 edições. Árbitra do Centro de Arbitragem Administrativa – CAAD – na área de emprego público.

FRANCISCO MELO
FRANCISCO MELO

Licenciado em Educação – Ramo Gestão da Formação e Recursos Humanos, pela Universidade do Minho. Pós-Graduado em Sociologia das Organizações e do Trabalho, pela Universidade do Minho. Pós-Graduado em Gestão pela Universidade do Minho. Diretor Geral da ATC. Auditor da Qualidade desde 2008 na APCER. Consultor da Qualidade em várias organizações sociais e nos Projetos Equal, Q3, FAS, SIQ. Experiência na docência: Universidade de Psicologia do Porto, CIOR, Escola Superior e Tecnologia de Lamego, ISLA Santarém, Escola de Negócios das Beiras, REAPN. Formador em áreas do SGQ como: Qualidade, Auditorias, Gestão de Recursos Humanos.Auditor, Consultor e Gestor de Qualidade

HÉLDER MELO
HÉLDER MELO

Licenciado em Educação pela Universidade do Minho, Diretor da Residência ATC com as respostas sociais Séniores e Centro de Atividades Ocupacionais, Animador e Coordenador ao longo de mais de uma década do Centro de Aticidades Ocupacionais da ATC, ator e responsável por vários projetos culturais, educativos e de solidariedade social.

JOANA FERREIRA
JOANA FERREIRA

Natural de Oliveira de Azeméis, licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Mestre em Enfermagem de Saúde do Idoso e Geriatria pela mesma escola. Pós-Graduada em Gestão de Equipamentos destinados a Pessoas Idosas e  Gestão de Instituições e Associações de Economia Social. Consultora em Gestão de Equipamentos Sociais, formadora na área da saúde e do envelhecimento. Co-fundadora e co-organizadora do Congresso do Envelhecimento Bem Viver, Bem Envelhecer. Estuda e trabalha a área do envelhecimento há  12 anos, e na  área da gestão há  7 anos. Desenvolve respostas para a área da demência, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa e do seu cuidador, no seu domicílio/instituição/comunidade.

JOÃO CARLOS CORREIA
JOÃO CARLOS CORREIA

Licenciado em Engenharia Informática, pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e Pós-graduado em Organização e Gestão da Formação pela TwoFold. Exerce atualmente funções como Formador na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, na qualificação de Pessoas com deficiência e outras incapacidades. Possui igualmente competências em desenvolvimento  web, gestão de redes sociais e marketing digital.

MARIA HERMÍNIA BARBOSA
MARIA HERMÍNIA BARBOSA

Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, Mestre em Comunicação em Saúde, Docente na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda.  Investigadora integrada na AGE.COMM – Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais, Colaboradora na UDI – Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior. Coach de desenvolvimento pessoal (European Association of Peak Performance Trainers), Practitioner em Programação Neuro Linguística (International Trainers Academy) e facilitadora de sessões de riso (The Doctor Kataria School of Laughter Yoga).

MARIA LEITÃO PEREIRA
MARIA LEITÃO PEREIRA

Responsável pelos Recursos Humanos da Universidade de Aveiro desde 2010, é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, sendo detentora de Maîtrise en Droit Mention Droit des affaires na Faculté de Droit da Université Jean Moulin Lyon 3. Iniciou a atividade profissional como advogada tendo depois integrado à Universidade de Aveiro onde é atualmente Chefe de Divisão da Área dos Recursos Humanos da Universidade de Aveiro. Co-autora de diversas publicações, nomeadamente do livro “Manual de Trabalho para o 3.º sector”.

NANJA KROON
NANJA KROON

Licenciatura (pré-bolonha) em Contabilidade e Administração, Mestrado em Controlo de Gestão, Especialista em Contabilidade e Fiscalidade. Contabilista Certificada nº 7396, professora adjunta na ESTGV – IPV (área da contabilidade financeira e de gestão), formadora na área da contabilidade e gestão de empresas. Membro da Direção da Cáritas Diocesana de Viseu.

PEDRO CARRANA
PEDRO CARRANA

Doutorado em Saúde , Higiene e Segurança no Trabalho; Professor do Ensino Superior (ISEC/IPC e ESTeSC/IPC); Gestor da Qualidade ISEC/IPC; Consultor em Saúde e Segurança no Trabalho, Gestão da Qualidade; Gestão Ambiental; Responsabilidade Social e Bem-Estar Organizacional. Medalha de Ouro de Mérito Profissional das Relações Industriais e Ciências do Trabalho, atribuído pelo Consejo General de Titulados Superiores en Relaciones Industriales y Licenciados enCienciasdelTrabajo de Espanha. Menção Honrosa nos Prémios Nacionales e Internacionales de Prevención – PREVER 15.

RICARDO FORTES DA COSTA
RICARDO FORTES DA COSTA

Ricardo Fortes da Costa é, desde 2018, Managing Partner da SDO Consulting Portugal. Especialista em liderança e capital humano, com experiência executiva e multinacional, é empreendedor, professor, investigador, speaker, consultor, coach, blogger e escritor e define a sua carreira como uma busca constante de novos desafios.

É Professor convidado da Católica Lisbon School of Business and Economics, nos programas de executive master, do ISEG Lisbon School of Economics and Management, nos programas de executive education e da Universidade Europeia nos programas de licenciatura e mestrado, nas áreas de leadership e human resources. É ainda Diretor da Revista Recursos Humanos Magazine desde 2013.

Ao longo da sua carreira, foi Partner da Cranberry – Associated Business Consultants, da Alter Via – Executive Search & Consulting, Human Capital Director da Capgemini Portugal, Diretor no Millennium bcp e Training Manager na Companhia de Seguros Império.

Em 2008 recebeu o Prémio RH – Gestor do Ano e em 2011 foi laureado com uma menção honrosa – Consultor do Ano, ambos atribuídos pela RH Magazine.

Ricardo Costa é licenciado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Europeia, especializado em Gestão pela Universidade Católica, em Capital Intelectual pelo INDEG/ISCTE, em Gestão do Talento pela London Business School e em Liderança pela Kellogg School of Management. É mestre em Psicologia do Desenvolvimento Profissional e doutorado em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Évora.

RICARDO POCINHO
RICARDO POCINHO

Licenciado em Direito, Doutorado em Processos de Formação pela Universidade de Salamanca, e em Psicogerontologia pela Universidade de Valência, Pós – Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Educação Permanente e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona. Presidente e Coordenador Cientifico da Associação Nacional de Gerontologia Social. Escreveu mais de 200 textos originais, publicados em revistas e livros de várias nacionalidades e de elevado prestigio como a ACM, Thompson Reuters, Springer e Elsevier

SILVIA MACHADO
SILVIA MACHADO

É licenciada em Sociologia; com Especialização em Gestão de IPSS’s; Especialização em Engenharia da Qualidade, Pós-graduação em Gestão das Organizações da Economia Social (Universidade Católica do Porto). Frequentou, com sucesso, o 1º ano curricular do doutoramento em Serviço Social no ISCTE, entre tantas outras Especializações.Desde 2010 que tem experiência na docência no Ensino Superior. Foi docente em diversas unidades curriculares na Licenciatura em Serviço Social, tendo orientado centenas de alunos em estágio curricular nas organizações sociais, coordenadora e fundadora da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade no III Setor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Pólo do Instituto Politécnico de Viseu. Foi membro do projeto transfronteiriço Coopera+, promovido pela Universidade Católica de Braga. É docente convidada do Instituto Miguel Torga na Pós-Graduação “Gestão Global e Prática de Organizações Sociais”, assim como na Pós-Graduação “Psicomotricidade em Geriatria e Saúde Mental” promovida pela Associação Nacional de Psicomotricidade em parceria com a Replicar Socialform, assim como lecionou nas sete edições da Pós-Graduação em Liderança e Motivação de Equipas de Cuidadores promovida pela ANGES.A nível do percurso profissional, exerceu até recentemente o cargo de diretora geral/responsável dos recursos humanos, gestora da qualidade, direção técnica da creche numa Santa Casa com cerca de 160 colaboradores com serviços na área sénior, infantil, juvenil, deficiência, saúde e intervenção na comunidade, tendo certificado a Santa Casa pela NP EN ISO 9001 em apenas 1 ano. Obrigada a mudar de distrito por questões familiares, abraçou um novo desafio na gestão de uma unidade de saúde na área das dependências paralelamente à gestão da qualidade interna de várias IPSS.Integrou diversos projetos de âmbito nacional como o PRIO, Q3, Projeto Arquimedes, Q+ em Rede em várias edições, entre outros.É oradora em diversos seminários/congressos acerca da gestão das organizações sociais bem como sistemas de gestão da qualidade.Mantém a sua atividade como formadora e consultora em Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações Sociais em diversos projetos a nível nacional, tendo sido consultora responsável na área da Gestão da Qualidade (com mais de 25h) em mais de 170 organizações sociais. Acompanha, na qualidade de consultora, várias organizações sociais na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.

SUSANA ARRANHADO
SUSANA ARRANHADO

Licenciada em Ciências da Nutrição em 2009 pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Completou depois o Mestrado em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina do Porto e é Doutorada em Gerontologia e Geriatria, com especialização em Geriatria, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. É Docente do ensino superior e formadora certificada. Desenvolve a sua actividade na Nutrição Clínica, especificamente em áreas como a geriatria, terapêutica nutricional artificial, desnutrição e feridas, cuidados continuados, cuidados paliativos e paralisia cerebral.

SUSANA DE FIGUEIREDO
SUSANA DE FIGUEIREDO

Doutoramento em Estudos Literários pela Universidade de Vigo. Leciona na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no âmbito da dança e movimento, bem como na área de animação desportiva. Mestre em Artes Escénicas, com especialização em Educação e Animação Teatral, pela Universidade de Vigo. Leciona em escolas básicas, instituições, academias e cooperativas de educação e reabilitação para a comunidade inclusiva, nas áreas da dança e teatro. Encenadora e coreógrafa de vários espetáculos inclusivos de dança e teatro, entre os quais: “Alice e o País das Maravilhas”, “A Incrível Viagem de Vitória Nujeen”, “A Cinderela e o Pé Descalço”, “Aladino e o Génio da Lâmpada” entre outros.

TIAGO ABALROADO
TIAGO ABALROADO

Doutorado em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial pelo ISCTE-IUL, Pós-Graduado em Gestão – Marketing pela Universidade de Évora e Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Católica LisbonSchoolof Business &Economics. É presidente da Direção da Unitate – Associação de Desenvolvimento da Economia Social (2013 – presente) e da UDIPSS-Évora – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora (2015 – presente). Exerce ainda funções de Vogal do Conselho Executivo da Cáritas Arquidiocesana de Évora (2016 – presente). Foi Coordenador Técnico do Programa “Gerar Evolução” – CLDS 3G – Redondo (2015-2016) e Secretário-geral da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (2012-2015). É formador, consultor e membro da Ordem dos Economistas, da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) e da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. No campo da investigação publicou recentemente a sua tese de Doutoramento intitulada “A Criação de Valor na Gestão Estratégica das Instituições Sociais da Igreja em Portugal”.

VÂNIA BELIZ
VÂNIA BELIZ

Licenciada em Psicologia Clinica; mestre em sexologia, doutoranda em Estudos da Criança na especialidade de saúde infantil. Integrou durante 3 anos a equipa de animação e psicologia da Unidade de Longa Duração Lar Quinta São Sebastião, no Algoz. Coordenou a Academia Sénior de Serpa de 2012 a 2016. Oradora em eventos científicos na área da sexualidade e educação para a sexualidade. Autora de 2 publicações: Ponto Quê, Sexualidade no Feminino; Chamar as Coisas pelos Nomes, como e quando falar de sexualidade e coautora do livro infantil: A viagem de Peludim: Quem sou? De onde vim e como nasci? – Docente convidada do ISMAT e ESEL. Membro do conselho consultivo da Associação Nacional de Gerontologia Social.

VERÓNICA SILVA
VERÓNICA SILVA

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação (desde 2004) e pós-graduada em psicomotricidade (desde 2006), tem exercido a prática de psicomotricista em diversas IPSS e clínicas privadas (trabalhando com crianças, jovens e adultos com deficiência e com idosos). Tem formação complementar em Língua Gestual Portuguesa (nível 3) e em hipoterapia/equitação terapêutica. É orientadora de Estágios Curriculares em Reabilitação Psicomotora e Instrutora de Massagem Infantil. Formadora certificada pelo IEFP (desde 2006), realiza diversas ações de formação e formação-ação (+ de 1.500 h) na área da educação, saúde e qualidade. Especializada em Snoezelen, tem conhecimentos e experiência em estimulação sensorial com diversas populações. É fundadora e responsável pela MINDSENSES – ESPAÇO SNOEZELEN E SERVIÇOS TERAPÊUTICOS.