Este DEAOS nasce da necessidade premente dos técnicos que assumem a área da animação, licenciados ou não licenciados, de alargarem o leque dos conhecimentos práticos na intervenção com pessoas dependentes, para qualquer tipologia da dependência, através de ferramentas monitorizáveis, práticas que consigam medir o antes e após a intervenção, com instrumentos de medida que cruzam a eficácia e eficiência através de um diagnóstico multidimensional.

Os organismos que tutelam as organizações sociais, o Instituto da Segurança Social e o Ministério da Saúde, exigem que os animadores socioculturais  tenham formação específica na área da animação, não especificamente licenciatura, ora esta formação intensiva vem não só atribuir um Diploma de Especialização na área da animação como ainda capacita os técnicos no planeamento, intervenção e avaliação, através de instrumentos concretos à luz da legislação e requisitos normativos.

A Social Management School (Consórcio entre a ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, e a UNITATE – Social Economy Network), apresentam este curso especializado, que reúne os principais aspetos que o setor da economia social precisa no momento,  no que concerne à área da animação. Com uma equipa de formadores de referência na área do planeamento, intervenção específica com público dependente, e da avaliação, com conhecimentos científicos e técnicos, largos anos de experiência na área a lecionar, com provas dadas quer na área da investigação e participação em seminários e congressos, quer na área de criação de projetos e intervenção. O DEAOS assume uma intensidade de saberes focalizado na prática e utilização imediata na organização social.

Técnicos (animadores, psicomotricistas, educadores sociais, monitores, entre outros), licenciados ou não, que exerçam ou pretendam exercer cargos de animação/intervenção com pessoas adultas com dependência numa organização social, com ou sem fins lucrativos.

O DEAOS pretende promover conhecimentos científicos, práticos e exequíveis para uma intervenção adequada face a um diagnóstico multidimensional, quer na lógica individual quer em grupo para um público-alvo adulto mais dependente. O percurso foi desenhado com uma componente prática forte de modo a capacitar os alunos na utilização imediata das estratégias, instrumentos e ferramentas exploradas ao longo do DEAOS, com workshop’s práticos para exploração dos conhecimentos adquiridos.

  • Dotar competências para intervir com público-alvo adulto mais dependente (desde a semidependência à grande  dependência);
  • Identificar e reconhecer os principais requisitos legais e normativos com vista à sua implementação prática;
  • Conhecer novas estratégias de motivação e envolvimento dos utentes e colaboradores nas dinâmicas institucionais;
  • Capacitar os técnicos/monitores a desenhar estratégias e atividades adequadas a cada utente;
  • Dotar capacidade de adaptação e criatividade de instrumentos à luz do diagnóstico dos utentes;
  • Promover exploração de ferramentas de várias áreas de intervenção na dependência física e cognitiva.

O DEAOS funcionará às sextas-feiras, das 14h30m às 22h30m, e aos sábados das 9h as 18 h, com periodicidade  quinzenal para permitir a conciliação com a vida familiar e  pessoal, tal como poderão consultar  no cronograma de cada uma das edições,  perfazendo as 53 horas de  formação profissional certificada presencial. Por se tratar de  formação certificada pela DGERT apenas é possível faltar 10%  do número de horas presenciais.

As turmas deverão ser constituídas, no mínimo, por 15  formandos.

O DEAOS terá apenas um encargo total de 450 euros de  propina, incluindo 50 euros de taxa de matrícula  (apenas pago no ato da confirmação da abertura da edição  selecionada pelo aluno).

Este valor é pago da seguinte forma: primeiro mês – 50  euros de matrícula mais o valor da 1ª prestação no valor de  100 euros, ou seja, 150 euros. As restantes três prestações de 100 euros deverão ser efetuadas por transferência bancária, até ao 15º dia  de cada mês, nos três meses imediatamente seguintes ao de inicio.

O Diploma de Especialização só será emitido após o  pagamento de todas as prestações.

A desistência não desobriga do pagamento total do curso e  não dá direito a qualquer tipo de reembolso.

Em cada módulo o aluno terá de entregar um instrumento de avaliação ou realizar um exercício na aula, podendo este ser realizado na sessão presencial ou enviado posteriormente, mediante as diretrizes do docente.

A conclusão com sucesso de todos os módulos dará direito a emissão de um Diploma de Especialização emitido pela Social Management School, e um certificado DGERT através da UNITATE.

Cada aluno receberá, em suporte digital, todos os materiais necessários para cada sessão bem como ferramentas para aplicação prática na sua organização social. Os alunos poderão levar computador e outros materiais para utilização nas sessões evitando a impressão de papel, não perturbando as sessões.

FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO | 32 HORAS

Atividades psicomotoras na dependência | 16 horas | Bruno Trindade

Estimulação multissensorial da pessoa com deficiência e/ou demência | 16 Horas | Verónica Silva

WORKSHOP’S PRÁTICOS | 21 HORAS

Atividades com musica e dança | 7 horas | Susana Figueiredo

Riso terapia | 7 horas | Maria Hermínia Barbosa

Expressão dramática | 7 horas | Hélder Melo

DOCUMENTOS PARA A MATRÍCULA

  • CV atualizado;
  • Foto de rosto tipo passe;
  • Cópia do Certificado de Habilitações;
Efetuar matrícula

Saiba todas as informações sobre o DEAOS, descarregando a brochura do curso em PDF.

Brochura-DEAOS

FORMADORES

BRUNO TRINDADE
BRUNO TRINDADE
VERÓNICA SILVA
VERÓNICA SILVA
SUSANA FIGUEIREDO
SUSANA FIGUEIREDO
MARIA HERMÍNIA BARBOSA
MARIA HERMÍNIA BARBOSA
HÉLDER MELO
HÉLDER MELO